VOLTAR

Dsei/Parintins promove capacitação em combate ao vírus H1N1

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1099.html
22 de Dez de 2009

Com o objetivo de tornar mais efetivo o monitoramento e o acompanhamento do vírus H1N1 em comunidades indígenas, a Coordenação Regional da Funasa do Amazonas (Core/AM), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins (Dsei/Parintins), programou nos dias 3 a 4 de dezembro ações de vigilância epidemiológica da Influenza Pandêmica A H1N1 em aldeias indígenas.

A capacitação contou com a participação de todos os profissionais de saúde do Dsei, representantes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e coordenadores dos Polos-Base de Maués e Parintins.

Durante a capacitação foi distribuído aos participantes um protocolo clínico de vigilância epidemiológica da Influenza A, que orienta a todos os técnicos de saúde como realizar os processos de manejo. Além disso, foram entregues fichas de conhecimento do Sistema de Notificação de Agravo (Sinan) e planilhas de monitoramento dos casos de síndrome gripal que relatam situações de pacientes com o vírus.

Segundo o coordenador técnico do Dsei/Parintins, Eymar Jackson Guimarães, foi demonstrado na capacitação o método de coleta de amostra de secreção nasal que serve para identificar a presença do vírus nas pessoas. Eymar ressalta que essa foi a técnica que mais se adequou às especificidades locais de cada Polo-Base.

De acordo com chefe do Dsei/Parintins, Salomão Batista, "essas atividades têm como meta difundir conhecimento sobre a doença e preparar multiplicadores e até lideranças comunitárias para ajudar no combate ao vírus H1N1".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.