VOLTAR

DSEI Xavante é o primeiro a receber Unidades Odontológicas Móveis

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
17 de Jul de 2012

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, com sede em Barra do Garças (MT), entregou nesta terça-feira (17), duas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) que vão dar apoio às equipes de saúde bucal para o atendimento da população indígena da região

As UOMs contam com um consultório odontológico equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (conhecido como "motorzinho do dentista"), mocho (cadeira do dentista), refletor, amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos produtos utilizados nas restaurações dos dentes), raio-X odontológico e autoclave para esterilização do material.
Todas as unidades possuem ar-condicionado, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia à UOM. A SESAI investiu R$ 3,85 milhões na compra dos veículos e equipamentos.

O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, esteve, nessa última sexta-feira (13), na cidade de Tatuí (SP), para recebimento das 25 UOMs adquiridas pela SESAI para atendimento à saúde bucal da população de 15 DSEIs com acesso terrestre. Aproximadamente 390 mil indígenas serão beneficiadas com veículos (vans) que oferecem tratamento clínico odontológico, além de ações de promoção e prevenção à saúde bucal. "Antes o indígena tinha que sair da aldeia até o polo base ou ao município mais próximo para fazer uma restauração de um dente. Agora, as equipes de saúde bucal irão para a área indígena com todos os equipamentos e permanecerão o período que for necessário para zerar as necessidades odontológicas daquela comunidade", afirmou.

O DSEI está localizado no interior do Mato Grosso, e realiza o atendimento de mais de 15 mil índios da etnia Xavante que vivem na região.

As próximas UOMs seguem a partir desta semana para os DSEIs contemplados: Guamá-Tocantins (PA e TO), Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Litoral Sul (região litorânea dos estados RJ, SP,PR,SC e RS), Interior Sul (região de fronteira dos estados SP,SC, PR e RS), Cuiabá, Xavante, Ceará, Potiguara (PB), Alagoas e Sergipe, Tocantins e Alto Rio Purus (AC, RO e AM).

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.