VOLTAR

DSEI Tocantins promove acolhimento dos novos AIS e AISAN

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
29 de Mar de 2012

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins promove, até a próxima quarta-feira (4), a oficina de acolhimento dos novos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), que começarão a atuar nas aldeias do Estado, a partir de primeiro de abril.

O objetivo da oficina é apresentar a dinâmica de funcionamento do DSEI e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) aos recém-contratados agentes, totalizando 39 AIS e 39 AISAN, e promover a integração entre eles e às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Tocantins.

O acolhimento, que teve início segunda-feira (26), e está sendo realizado em cada um dos cinco Polos Base do DSEI Tocantins, também é uma oportunidade para que técnicos e enfermeiros do Distrito possam esclarecer as dúvidas sobre as atribuições profissionais dos AIS e AISAN.

A escolha dos AIS é por processo seletivo com a participação dos Conselhos Distritais de Saúde e EMSI e deve respeitar alguns requisitos: ser indicado pela comunidade, residir na área de atuação, não ter outro vínculo empregatício, ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e manifestar interesse e responsabilidade. Compete ao AIS participar de levantamentos que identifiquem os determinantes do processo saúde-doença, identificar os principais problemas que afetam a saúde da sua comunidade, estabelecer relações entre as condições de vida e os problemas de saúde, reconhecer os fatores culturais que interferem no processo de doença e buscar junto à equipe o tratamento, entre outras atribuições.

Para atuar como AISAN, é necessário ser alfabetizado, ter mais de 18 anos, residir no local onde vai trabalhar e ter disponibilidade de tempo integral. Fazem parte das atribuições do AISAN operar, manter e zelar pelo bom funcionamento dos Sistemas de Abastecimento de Água, participar da operação e manutenção dos módulos sanitários (banheiros e lavanderias), propor soluções e participar da implantação das propostas de destinação do lixo e realizar as ações de educação em saúde ambiental.

O DSEI Tocantins abrange uma área de aproximadamente dois milhões e 200 mil hectares, localizada em 12 municípios. A população é de cerca de 10 mil índios, pertencentes a mais de 15 etnias, entre elas, Xerente, Krahô, Apinayé, distribuída em 137 aldeias. O atendimento é realizado por14 EMSI, composta por enfermeiro, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, AIS, AISAN e auxiliar de saúde bucal.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=39756

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.