VOLTAR

DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes realiza etapa local da 6ªCNSI

Ministério da Saúde
26 de Nov de 2018

Ao longo dos dois dias de atividades, indígenas participantes da etapa local da Conferência Nacional de Saúde Indígena discutiram os 7 eixos* que estruturam a 6ª CNSI. O encontro que aconteceu na Aldeia Bugaio, abordou questões como o alcoolismo, a preservação e o fomento à medicina tradicional indígena e o financiamento de ações de saúde.

O município de Jutaí (AM), localizado a aproximadamente 1000km de Manaus, reuniu 136 participantes na etapa local da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI) nos dias 7 e 8 de novembro. Foi a 13ª etapa realizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes.

A etapa local da Conferência reuniu dois polos base distintos: Bugaio e Biá. O polo base de Bugaio atende uma população de 3600 indígenas das etnias Ticuma, Kokama e Tambeba. Já o de Biá abrange as etnias Kanamari, Katukina, Kokama e Madja Kulina. Ao todo, foram realizadas 14 etapas locais com os 15 polos base do DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes.

Foram eleitos 19 delegados para representar os polos base na Etapa Distrital: do Polo Buguaio foram oito usuários, uma gestora e três trabalhadores da área (Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) e outros profissionais de saúde) e do Polo Biá foram quatro usuários, dois trabalhadores e um gestor.

O Conselheiro Local de Saúde Indígena de Jutaí, Everaldo Gomes Januário, celebra a primeira etapa local realizada na aldeia Bugaio: "é muito importante porque a saúde tem que chegar com qualidade onde o indígena mora. Já existe o atendimento, mas nós participamos da Conferência para melhorar ainda mais".

Os 19 delegados eleitos pelos dois polos base levarão as discussões da etapa local para a etapa distrital, que será realizada no município de Tefé (AM) entre 11 e 14 de dezembro. Estarão representados os 15 polos base do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes, que ocupam 14 municípios e correspondem a uma população de 24.538¹ indígenas. São 16² etnias distribuídas em 184¹ aldeias.

¹ - Fonte: DGESI/Sesai (dados referentes a 31/12/2017)
² - Fonte: DASI/Sesai (dados referentes a 31/12/2017)

*Eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena:

Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde;
Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde;
Recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural;
Infraestrutura e Saneamento da Atenção à Saúde dos Povos Indígenas;
Financiamento;
Determinantes Sociais de Saúde;
Controle Social e Gestão Participativa.

http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44773-dsei-medio-rio-solimo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.