VOLTAR

DSEI Guamá-Tocantins tem nova gestão

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
23 de Mar de 2012

A Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI) apresentou na manhã desta sexta-feira (23) a nova gestora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins (PA). A nutricionista e epidemiologista Danielle Soares Cavalcanti assume a gestão com a tarefa de organizar processos de trabalho, coordenar a atuação de profissionais em campo e de articular, junto aos estados e municípios cobertos pelo DSEI, ações pactuadas que promovam a assistência integral às comunidades indígenas.

"A minha prioridade será trabalhar com planejamento, buscando meios para que os indígenas tenham acesso não somente aos serviços assistenciais, como também acesso às ações preventivas. Para isso vamos trabalhar para que os servidores se sintam mais motivados e preparados, atuando com planejamento e resolutividade", disse a nova chefe do DSEI, Danielle Cavalcanti, que assume a vaga deixada por Coracy Lima.

A apresentação da nova gestora foi feita pela chefe de Gabinete da SESAI, Verbena Melo, durante reunião que aconteceu na sede do próprio distrito, em Belém. Verbena destacou o importante trabalho realizado pela antiga gestão e ressaltou o novo momento vivenciado na Saúde Indígena em todo país. "Estamos caminhando por todo o Brasil, visitando os 34 DSEIs e realizando uma avaliação criteriosa do trabalho desenvolvido em cada um deles. Temos uma dívida histórica com os povos indígenas e não podemos mais cometer equívocos na saúde indígena", frisou Verbena Melo.

A chefe de Gabinete da SESAI reforçou a importância de um acompanhamento mais rigoroso por parte da gestão para que os serviços alcancem as metas e sejam mais efetivos. "O papel do gestor do DSEI vai além do trabalho diário em sua sala. Ele deve dialogar com municípios e estados para articular ações que promovam o cuidado integral. Ele precisa visitar aldeias, Polos Bases, CASAIs (Casa de Saúde do Índio), e fiscalizar o trabalho em campo das equipes multidisciplinares", destacou Verbena Melo.

Neste sábado (24), a comitiva da SESAI segue para o município de Marabá (PA) para conferir in loco as condições de funcionamento do Polo Base de Saúde e da CASAI. Durante a visita está prevista também uma reunião com lideranças indígenas.

Nova gestão

A paraense Danielle Cavalcanti é formada em nutrição e epidemiologia pela universidade Federal do Pará (UFPA) e possui larga experiência em gestão na saúde, desde 1997. Foi secretária Adjunta da Secretaria de Saúde do Pará e chefiou a Divisão de Ações da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Também atuou como consultora do Ministério da Saúde no Departamento de Apoio a Descentralização e atualmente leciona na Universidade Estadual do Pará (UEPA).

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=39721

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.