VOLTAR

DRE II promove II Mostra Indígena

Portal da Prefeitura de Manaus - http://semed.manaus.am.gov.br
14 de Ago de 2013

A troca de conhecimentos a respeito da cultura indígena foi um dos pontos altos da II Mostra Indígena promovida pela Divisão Regional Educacional (DRE) II. O evento aconteceu na última quinta-feira (09), no auditório da Escola Municipal Desembargador Cândido Honório, no bairro do Alvorada.

Neste segundo ano de evento, participaram 100 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 10 escolas da zona oeste e centro-oeste da cidade. Assim como na primeira mostra, alunos e professores foram coautores dos trabalhos apresentados. O local estava ornamentado com adereços indígenas remetendo à temática trabalhada.

Segundo o Gerente da DRE II, Antônio de Jesus, a mostra é um momento de troca de conhecimento e experiência por meio de diversas apresentações de peças teatrais, exposições, danças e mitos a respeito da cultura indígena.

"Os alunos vão aprender mais sobre seus antepassados e, com isso, poderão os defender e valorizá-los ainda mais. Tenho certeza que todos estão gostando deste momento e sairão daqui dando mais importância pela sua história", afirmou o gerente.

O objetivo deste encontro é oportunizar um momento de reflexão e estudo em sala de aula de uma maneira prática e ilustrativa sobre a cultura afro-brasileira e indígena, obrigatória no currículo escolar por meio da Lei Federal 11.645/08.

"Os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena e de que forma os mesmos estão inseridos no nosso dia a dia", destacou a Assessora de Diversidade da Divisão de Ensino Fundamental - DEF, Lídia Helena.

Segundo a assessora de Diversidade Étnico-Racial, Neice Sena, esse momento é a culminância do que é feito em sala de aula no decorrer do ano e o evento vai propiciar aos alunos um estímulo sobre a cultura indígena e a valorização do que eles nos deixaram de herança.

"Tenho certeza que esse evento será proveitoso, pois acredito que todos os alunos que estão presentes, se propuseram a aprender mais sobre sua cultura. Portanto, sinto o que almejamos enquanto DRE II em nome da Secretaria Municipal de Educação está sendo concretizado, que é passar tudo a respeito da nossa história para os alunos", ressaltou a assessora.

Para o professor de História da Escola Municipal Aristides Barreto, Rômulo Amorim, a II Mostra Indígena está resgatando as raízes Amazônicas.

"Hoje discentes irão ter a oportunidade de conhecer e valorizar a cultura amazonense, cultura essa que é trazida pelos índios e que até hoje nos rodeia através da sua história", explicou o professor.

"Aprender sobre os mitos, costumes, contos e história da região a qual faço parte é o principal motivo de estar aqui. Estou emocionada por saber que pessoas, inclusive eu, estão adquirindo aprendizado acerca do lugar que vivemos e moramos", afirmou a aluna do 9o ano da Escola Municipal Aristides Barreto, 14, Thaís Mila.

Lei 11.645/08

A obrigatoriedade da Lei 11.645/08, diz respeito à inclusão da História da África e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Tal abordagem não determina a existência de uma disciplina específica, sua proposta visa a produção de conhecimentos e formação de atitudes e valores capazes de educar cidadãos conscientes de seu pertencimento étnico-racial.

http://semed.manaus.am.gov.br/dre-ii-promove-ii-mostra-indigena/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.