VOLTAR

Dourados no Festival Internacional de Veneza

Dourados Agora - www.douradosagora.com.br
12 de Ago de 2008

O filme "Birdwatchers", gravado em Dourados entre 2006 e 2007, que registra o cotidiano dos índios Guarani-Kaiowà, foi selecionado para a 65ªedição do Festival Internacional de Veneza. A produção binacional, uma parceria entre a brasileira Gullane Filmes e a italiana Classic SRL, contou com a participação dos atores Leonardo Medeiros, Matheus Nachtergaele, Claudio Santamaria e Chiara Caselli, além de moradores da Reserva.

A Gullane Filmes ainda emplacou outros dois trabalhos no festival, que acontece entre 27 de agosto e 6 de setembro, na Itália: "Plastic City", do chinês Yu Likwai, e "Encarnação do Demônio", dirigido por Zé do Caixão, que será exibido em sessão especial - fora da competição.

Caio e Fabiano Gullane, donos da produtora, acreditam que "Birdwatchers" foi fundamental para a entrada dos outros dois filmes. Segundo eles, o longa, por ser uma parceria com italianos, despertou atenção especial da crítica. Grande parte do orçamento do projeto que concorrerá ao Leão de Ouro, cerca de R$ 3 milhões, foi bancado por empresas italianas. Depois do anúncio oficial, eles afirmaram que planejam levar a Veneza boa parte das equipes dos três trabalhos, incluindo representantes dos índios Guarani-Kaiowá.

"Birdwatchers" retrata as disputas por terra entre índios e fazendeiros, a falta de dinheiro e o problema com a onda de suicídios na Reserva, marcada pelos conflitos culturais. O filme é fruto de mais de dois anos de pesquisa do diretor italiano Marco Bechis. Entre 2003 e 2005, ele encabeçou uma comitiva que estudou diversas tribos indígenas nas regiões fronteiriças do Brasil.

A ficção é levemente inspirada em "O Guarani" e dá ênfase à relação entre os índios e a terra. O título refere-se aos turistas que viajam pelo mundo em busca de pássaros nunca vistos e tomam notas das diferentes espécies que observam. Assim como os pássaros, os índios brasileiros são "aves raras" aos binóculos da civilização.

A equipe de filmagem esteve em Dourados durante cerca de um ano, sediada em uma residência na esquina das ruas João Vicente Ferreira e Hayel Bon Faker. Todos os figurantes (cerca de 300) foram recrutados na região. Para a produção, cerca de 20 pessoas daqui foram selecionadas. Muitos indígenas estão entre os personagens principais da trama. Ao todo são 15 atores principais e 30 secundários.

A cidade foi escolhida como cenário das filmagens por concentrar uma expressiva população indígena e oferecer toda infra-estrutura necessária para abrigar uma grande produção. A equipe da Gullane, que já assinou trabalhos como "Carandiru", "Bicho de Sete Cabeças", "O Ano em que meus Pais Saíram de Férias" e o recente "O Magnata", elogiou a receptividade dos douradenses e destacou o apoio de empresários, fazendeiros e da prefeitura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.