VOLTAR

Donos de áreas invadidas por índios bloqueiam estrada

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Waldemar Gonçalves Jr.
03 de Set de 2003

Pelo menos 70 produtores rurais da região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti estão bloqueando desde o início da manhã de hoje as pistas da MS-162, rodovia que liga dos dois municípios. Eles protestam contra a ocupação de cinco fazendas por grupos de índios terena, que estão nas áreas desde fevereiro deste ano.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos do Buriti, Valdo Nantes Coelho, disse que dois caminhões do programa Segurança Alimentar já estão retidos no local.
Ele diz ainda que os produtores vão aguardar a presença de autoridades para resolverem o impasse nas áreas ocupadas. Na semana passada, uma comissão liderada pelo juiz federal Odilon de Oliveira precisou ir até a reserva Buriti para conseguir desocupar quatro fazendas na região, entre elas a própria fazenda Buriti, de propriedade do ex-secretário de Finanças do Estado, Ricardo Bacha.
No entanto, outras cinco permanecem em poder dos indígenas. "Os índios dizem que só saem mortos das áreas. Se for assim, nós vamos entrar à força", disse o diretor do sindicato.
Coelho diz que as autoridades também precisam tomar providências em relação às outras fazendas ocupadas. "Na reunião com o juiz havia cinco produtores e 50 índios. Nem tivemos a oportunidade de falar alguma coisa", disse o dirigente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.