VOLTAR

Dois índios mortos em confronto com a PM

O Globo, O País, p.15
02 de Jul de 2005

Dois índios mortos em confronto com a PM

Dois índios morreram e um ficou ferido em estado grave, durante conflito entre integrantes da tribo truká e a Polícia Militar de Pernambuco. O incidente foi na noite de quinta-feira e ocorreu na ilha de Assunção, que fica no município de Cabrobó, a 586 quilômetros de Recife, e é conhecida pela produção de maconha. Um militar também foi ferido.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) acusou o estado de tentar criminalizar os indígenas. A PM informou que um deles, Adenilson Vieira dos Santos, respondia a crimes e havia mandados de prisão expedidos contra ele. A PF instaurou inquérito para apurar o episódio.
O conflito começou quando policiais chegaram ao local para prender Adenilson. Houve resistência. Um dos missionários do Cimi, Roberto Santos, disse que os tiros que mataram os índios foram disparados por policiais. Adenilson foi um dos mortos.

O Globo, 02/07/2005, O País, p. 15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.