VOLTAR

Dois índios brasileiros vão para Cuba estudar medicina

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
14 de Mar de 2003

Uma índia Pankararu, Jackeline Silva, e um índio Guarani, Aua Santos, ambos de 17 anos, partem neste sábado (15) para Havana, onde irão realizar o sonho de estudar medicina. Eles foram agraciados por bolsas cedidas pelo governo cubano e receberão toda a estrutura necessária para a sua permanência no país. Não é a primeira vez que Cuba cede bolsas para estudantes indígenas brasileiros. De acordo com a gerente de projetos do Departamento de Educação da Funai, Helena de Biase, "há tempos o governo cubano incentiva esse tipo de intercâmbio, mas só agora a Funai está participando das negociações". Até o início deste ano, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) era quem distribuía as bolsas. Em janeiro, uma índia Pankararu de Pernambuco, a mãe de Jackeline, procurou o Consulado Cubano para se informar sobre a possibilidade de a filha cursar medicina em Cuba, e convidou a Funai para participar de uma reunião com o Conselheiro Político da Embaixada. A partir dessa conversa a Embaixada já cedeu duas bolsas de estudos, uma para Jackeline e a outra vaga foi para um estudante de enfermagem que já estava em busca dessa oportunidade, Aua Santos, de São Paulo.

Para Biase, "a medicina em Cuba é muito voltada para comunidade, e tem uma linha de trabalho que pode ser muito eficaz para os povos indígenas. Eles trabalham muito com medicina preventiva e voltada para pequenas comunidades". Ela disse ainda que a Funai e o governo cubano vão tentar ampliar esse intercâmbio para outras áreas de conhecimento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.