VOLTAR

Documento da ONU ameaça Amazônia, diz Rezek

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
11 de Jun de 2008

O ministro Francisco Rezek se disse preocupado com os termos da declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas.

Em entrevista à Jovem Pan, ele falou que o texto da ONU é um dos piores documentos internacionais que já leu e que causará problemas para o Brasil. Para o ministro "não resolve o grande dilema: avançar na incorporação dos indígenas ou, pelo contrário, preservá-los contra qualquer espécie de influência não-indígena".

Para Rezek, há no exterior teses que sugerem que a Amazônia deveria ser uma área internacional. O ministro fala que é fundamental que o estado brasileiro se faça mais presente na região amazônica, sob o risco de que outros governos queiram fomentar movimentos de secessão.

Além disso, deve chamar atenção para os itens do documento da ONU que ressalta que a soberania de regiões do país está garantida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.