VOLTAR

Documentário sobre indígenas yanomami em Roraima estreia no festival É tudo verdade

Portal Amazônia - https://portalamazonia.com/cultura/arte/
23 de mar de 2021

Documentário sobre indígenas yanomami em Roraima estreia no festival É tudo verdade
Produção assinada pelo premiado diretor Luiz Bolognesi e o líder yanomami Davi Kopenawa denuncia descaso com povos tradicionais

REDAÇÃO - JORNALISMO@PORTALAMAZONIA.COM
23/03/2021

A Última Floresta, longa-metragem dirigido por Luiz Bolognesi, terá sua primeira sessão no Brasil no 26o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, que inicia no próximo dia 8 de abril. O roteiro é assinado por Bolognesi e Davi Kopenawa Yanomami, escritor, xamã e líder político yanomami. A exibição acontece no encerramento do festival, dia 18 de abril.

O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, sendo o único filme brasileiro presente na mostra Panorama. Em 2018, o premiado Ex-Pajéesteve na mesma seleção do evento.

O documentário retrata o cotidiano de um grupo yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa busca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca os viu, nem os ouviu.

Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas.

O filme é produzido pela Gullane (dos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane) e Buriti Filmes (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi), em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA) e tem distribuição da Gullane. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano.

Sinopse:

Em uma tribo Yanomani isolada na Amazônia, o xamã Davi KopenawaYanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.

https://portalamazonia.com/cultura/arte/documentario-sobre-yanomami-em-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.