VOLTAR

DOCUMENTÁRIO PIRIPKURA, SOBRE ÍNDIOS, VENCE PRÊMIO APCA

Brasil 247 https://www.brasil247.com/
12 de Dez de 2018

O prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) anunciou nesta quarta (12) os vencedores de 2018 em diversas categorias. Entre os premiados está o documentário Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra, Bruno Jorge. A obra conta a saga dos dois últimos sobreviventes do povo Piripkura, Pakyi e Tamandua, a partir da investigação de Jair Candor, um funcionário da FUNAI.

A escolha aconteceu em evento realizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo nesta terça (11), que reuniu críticos de artes de diversas áreas para escolher os melhores de 2018 em dez categorias, como Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura

Piripkura já venceu os prêmios de melhor documentário no Festival do Rio e também do de Direitos Humanos do Festival Internacional de Documentário de Amsterdã (IDFA).

A cerimônia também foi marcada pela preocupação com o futuro do país. Em seu discurso, Celso Curi, presidente da APCA, destacou a importância do fortalecimento das associações culturais em momentos em que há fragilidades nas políticas públicas para as Artes e para a Cultura.

https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/377490/Document%C3%A1rio-Pirip…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.