VOLTAR

Documentário mostra situação dos índios do Brasil

Reporter Diario
04 de Abr de 2007

O projeto Cinema Itinerante, da Diretoria da Cultura de São Caetano, apresentará para 4,5 mil alunos do ensino médio o documentário Índios Urbanos, em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. O projeto tem duração de nove dias e envolve nove escolas da rede de ensino municipal e estadual. A primeira sessão será na segunda-feira (9), na Escola Estadual Dona Idalina Macedo da Costa Sodré.

Com 20 minutos de duração, o filme retrata a trajetória de uma família Pankararu. O objetivo é mostrar os 500 anos de colonização brasileira e o extermínio de várias nações indígenas no processo, além da resistência da cultura e das tradições dos nativos. Após as apresentações, o pesquisador Marcos Aguiar, coordenador do projeto Índios na Cidade da ONG Opção Brasil (ligada à Universidade Imes), realizará um debate sobre o tema com os alunos. Informações pelos telefones 4232-7199 e 4231-1821.

Próximas sessões
Copi (Centro de Orientação Profissional) Elvira Paolilo Braido: 11/4
EE Anacleto: 12/4
EE Eda Montoanelli: 20/4
EE Coronel Bonifácio de Carvalho: 23/4
EE Padre Alexandre Grigolli: 24/4
EE Joana Motta: 25/4
EE Alfredo Burkart: 26/4
EE Edgar Alves da Cunha: 27/4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.