VOLTAR

Documentário mostra a luta do Povo Tupinambá do Sul da Bahia por direito à terra

UEFS- http://www.uefs.br
05 de Abr de 2016

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convida a comunidade para o lançamento do documentário 'Tupinambá: O Retorno da Terra', quarta-feira, dia 13 de abril, a partir das 9h30, no Auditório 2, Módulo 1o, Campus Universitário. As atividades prosseguem com debates e apresentação cultural até as 12h30, com a participação de representantes de diversas instituições do país.

O filme aborda a trajetória de luta do povo Tupinambá da Serra do Padeiro, uma das 22 comunidades do território indígena de Olivença, situado no Sul da Bahia, que engloba partes dos municípios de Buerarema, Una e Ilhéus. Os indígenas lutam pelo direito à terra que ocupam tradicionalmente há centenas de anos, conforme salienta a organização do evento.

Além do lançamento do documentário, a programação prevê debate com a diretora do documentário, Daniela Alarcon, doutoranda junto ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Patrícia Navarro, professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs e coordenadora do Projeto de Extensão Antropologia dos Povos Indígenas - área de Antropologia, e Ângelo Kaimbé, estudante de Filosofia e presidente da Comissão de Articulação da Casa Indígena Universitária (Coaciune/Uefs). No encerramento, haverá apresentação musical do Grupo Coisa de Índio, composto de alunos da Uefs.

A atividade integra o Projeto de Extensão Antropologia dos Povos Indígenas, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Uefs. O objetivo é proporcionar informações e aproximar a comunidade universitária e o público em geral das temáticas relacionadas aos povos indígenas do Brasil, em particular da Região Nordeste.

http://www.uefs.br/2016/04/193/Documentario-mostra-a-luta-do-Povo-Tupin…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.