VOLTAR

"Diversidades" traz a riqueza indígena para a Unicamp

Terra da Gente - http://www.terradagente.com.br
12 de Ago de 2013

Artista plástico Elvis da Silva, pelo oitavo ano, centra sua atenção sobre a temática indígena

Até o final deste mês o Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Unicamp, exibe a exposição "Diversidades", do artista plástico Elvis da Silva. Os quadros, que abordam a cultura indígena, foram a forma de celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, proclamado no último dia 9 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"Este é o oitavo ano que faço uma exposição para celebrar esta data e dar visibilidade à cultura indígena, presente em cerca de 70 países", lembrou Elvis. Desde 2002 ele tem uma produção intensa sobre esta temática.

Natural de Pirassununga, no interior de São Paulo, Elvis da Silva confessa que tem como seus temas preferidos a cultura indígena, a africana, a história do Brasil e de Campinas. O artista plástico trabalha com vários tipos de suporte, que vão de tintas ou pigmentos, a acrílico, aquarela, óleo, nanquim e grafite. É dele uma nova técnica de pintura, chamada de TOE (técnica de observação no escuro). O procedimento consiste em ativar, por meio de cores vibrantes, as células-cones responsáveis pela interpretação de cores, propiciando a ocorrência de alguns fenômenos óticos quando da fixação do olhar em um ambiente de penumbra.

A exposição "Diversidades" ficará aberta até o final deste mês, de segunda a domingo, das 8h30 às 17h30, no Espaço das Artes da FCM, localizado no saguão de entrada do prédio-sede da faculdade (Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, distrito de Barão Geraldo, Campinas (SP). A entrada é franca.

http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,870552,+Diversidades++mostra+riq…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.