VOLTAR

Diversas etnias participam da Copa Indígena do Alto Solimões em Benjamin Constant

EBC Notícias http://www.ebc.com.br/
03 de jul de 2018

Com objetivo de fomentar o esporte nas comunidades indigenas e fortalecer a cultura das etnias indigenas, está sendo realizado em Benjamin Constant, a 2ª Copa Indígena do Alto Solimões na comunidade indígena de Filadélfia.

O evento teve inicio na última segunda-feira (02), com solenidade de abertura, presença das autoridades como o prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, representantes do Governo do Amazonas, SESAI, FUNAI, Dsei Alto Rio Solimões e Prefeitura de Tabatinga. Logo após, foram disputados os jogos de futsal.

Na manhã de terça-feira (03) as competições foram abertas com a disputa de zarabatana, corrida de troncos, disputa de "baladeira", subida de açaizeiro e outra modalidades.

O evento vai até o dia 07 de julho. Além do esporte, grupos culturais realizam apresentações durante o intervalo dos jogos.

Cerca de 17 delegações representando cinco etnias, Tikuna, Matis, Mayorunas, Marubo e Kokama dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá, totalizando cerca de 510 atletas participam dos jogos.

http://radios.ebc.com.br/boa-noite-solimoes/2018/07/diversas-etnias-par…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.