VOLTAR

Disputa entre caingangues leva Brigada a organizar barreiras

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: MARIELISE FERREIRA
31 de Mai de 2004

Comunidade de Charrua tem presenciado tiroteios

Barreiras itinerantes montadas em Charrua, no norte do Estado, levaram à apreensão de cinco armas durante o final de semana, na operação de desarmamento feita pela Brigada Militar.

A ação foi motivada por conflitos na reserva indígena do Ligeiro, onde os caingangues têm se enfrentado na disputa pelo poder.

A comunidade tem presenciado brigas e tiroteios nas ruas da cidade. Foram encontrados dois revólveres e duas facas em poder de índios, mas ninguém foi detido.

Há uma semana, na tentativa de atingir o índio Ireni Franco, expulso da reserva pelo cacique, quatro índios armados atiraram contra casas no Centro. Presos em flagrante, eles foram levados para o posto da Brigada Militar, mas acabaram sendo resgatados pouco depois por 40 índios armados.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Tapejara, que pediu apoio à Polícia Federal, embora a competência para atuar no caso seja da Justiça estadual.

Desde a sexta-feira, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO ) da região norte do Estado trabalha com barreiras fixas e itinerantes em Charrua. Os carros são parados e revistados em busca de armas que estão sendo apreendidas. Os motoristas devem apresentar seus documentos para identificação.

O coronel Valdir Cerutti, comandante do CRPO Norte, disse que a intenção é coibir o uso de armas na reserva indígena. Hoje as ações devem ser intensificadas, já que os envolvidos no episódio da última semana começam a ser ouvidos na Polícia Civil de Tapejara.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.