VOLTAR

Diretor de Avatar sobe em carro de som e defende alternativas à usina

FSP, Dinheiro, p. B4
13 de Abr de 2010

Diretor de "Avatar" sobe em carro de som e defende "alternativas" à usina

Sofia Fernandes
Da sucursal de Brasília

O diretor James Cameron (do filme "Avatar") defendeu ontem em Brasília que o governo brasileiro deve buscar alternativas para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). Ele participou de manifestação contra a obra.
Cameron chegou por volta das 14h (hora de Brasília), acompanhado da atriz Sigourney Weaver. Ambos estão no Brasil para o lançamento do DVD e do Blu-ray do filme de 2009. Representantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e de organizações indígenas organizaram a manifestação, que aconteceu na frente do prédio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Vestindo um boné do MAB e em cima de um carro de som, o diretor norte-americano afirmou que já ouviu várias lideranças sobre a obra e que quer cooperar para impedir que a hidrelétrica seja construída. "Também quero apoiar. Não posso resistir a isso", afirmou.
Na noite de domingo, Cameron se reuniu com a candidata à Presidência Marina Silva (PV) e disse que gostou muito do discurso da senadora. Marina afirmou a ele que o processo de construção da usina não incluiu a voz de alguns dos atores envolvidos. "Acredito em alternativas para esse tipo de empreendimento", disse o diretor.
O ato em Brasília começou por volta das 11h. Os manifestantes levaram faixas com os dizeres "Em defesa da Amazônia, não a Belo Monte".
Belo Monte será construída no rio Xingu (PA) e será a terceira maior hidrelétrica do mundo, com 11,2 mil MW de potência instalada. O projeto enfrentou, por décadas, resistência de populações indígenas e de ambientalistas, que condenam sua construção.

FSP, 13/04/2010, Dinheiro, p. B4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.