VOLTAR

Direitos dos povos indígenas é debatido em seminário em Ji-Paraná

Portal Espigão- http://portalespigao.com.br
30 de Set de 2016

Um seminário sobre os direitos indígenas e conjunturas políticas é realizado em Ji-Paraná, distante cerca de 370 quilômetros de Porto Velho, desde a última terça-feira (27). O evento é realizado em parceria entre o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) com o Conselho de Missão entre os Povos Indígenas (Comin), com a presença de índios de tribos de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. O seminário segue até sexta-feira (30).

Cerca de 50 lideranças indígenas estão em Ji-Paraná debatendo os direitos da população indígena. A coordenadora do Comin em Rondônia, Jandira Kepi, diz que o evento é um meio de preservar a memória, tradição e o ambiente dos índios no Brasil.

"É um modo de preservar a memória no sentindo de valorização de todos os conhecimentos tradicionais, os usos e costumes desses povos. Além de discutir e conhecer os direitos indigenistas que foram garantidos na constituição, para que o índio possa lutar para garantir a permanência desses direitos que hoje estão tão ameaçados", afirma a coordenadora.

O curso apresentado debate a formação política e jurídica para lideranças indígenas. O advogado Luiz Henrique Eloy, membro do povo Terena do Mato Grosso do Sul, está participando do evento palestrando e tirando dúvidas e reforças os direitos que a população indígena possui.

"Até mesmo nas faculdades de direito, os direitos da população indigena não é tratado. Então, este é um momento especifico para as lideranças debruçarem as reflexos sobre os seus direitos, e, a partir desse conhecimento, eles vão poder ter um luta mais qualificada, tendo em vista que eles estarão cientes dos seus direitos", conta Eloy.

O seminário sobre os direitos indígenas e conjunturas políticas é ministrado no Centro de Formação Diocesano de Ji-Paraná e segue até a próxima sexta-feira.

http://portalespigao.com.br/direitos-dos-povos-indigenas-e-debatido-em-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.