VOLTAR

Direitos constitucionais e cultura dos povos da Raposa Serra do Sol serão debatidos em seminário

Conselho Indígena de Roraima - www.cir.org.br
19 de Nov de 2008

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), juntamente com entidades parceiras e demais convidados, estarão realizando o seminário com o tema "A relevância da Terra Indigena Raposa: a reafirmação dos direitos constitucionais", amanhã 20/11, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RR), a partir das 14hs.

O seminário tem como objetivo discutir, refletir e reafirmar os direitos dos povos indígenas, levando em consideração as diversidades culturais, produção econômica e a preservação do meio ambiente na terra indígena Raposa Serra do Sol.

A cerimônia de abertura será em grande estilo cultural, com danças e cantos tradicionais, acompanhado da defumação do maruai. Para a cerimônia estarão presentes, Dionito José de Souza, coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dr.Antonio Oneildo Ferreira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RR), Dom Roque Palosque, Bispo da Diocese de Roraima, Ludmila Monteiro, procuradora do Ministério Público Federal (MPF/RR) e Marcelo Maranhão, procurador da Advocacia Geral da União (AGU/RR).

Durante o evento, os temas discutidos serão: A contribuição cultural dos povos indígenas da Raposa Serra do Sol como reafirmação de um estado plurietnico; As garantias dos direitos fundamentais dos povos indígenas e a compatibilidade no desenvolvimento do estado de Roraima; A importância da terra indígena Raposa Serra do Sol de forma contínua: Os princípios constitucionais reafirmados no voto do Ministro Relator Carlos Ayres Britto; e a importância da área contínua para a Cultura dos Povos Indígenas da Raposa Serra do Sol.

Para debater os temas foram convidados, o procurador do Ministério Público Estadual, Edson Damas (MPF/RR), Joênia Batista de Carvalho, assessora Jurídica do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e o ator Sérgio Mambert, atual presidente da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE/DF).

No encerramento, será exibido o vídeo-documentário: "Terra Contínua e Constitucional, nossa terra, nossa vida", uma produção do Conselho Indígena de Roraima. Além disso, um coquetel indígena será oferecido para os participantes.

Conselho Indígena de Roraima

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.