VOLTAR

Dilma: Brasil poderá liderar a Rio+20

O Globo, Economia, p. 32
05 de Abr de 2012

Dilma: Brasil poderá liderar a Rio+20

Catarina Alencastro
catarina.alencastro@bsb.oglobo.com.br
André de Souza
andre.renato@bsb.oglobo.com.br

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil é um país diferenciado na questão ambiental e tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o que dá ao governo condições de assumir um papel de liderança na Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20.
A presidente destacou que a conferência será um ponto de partida, no qual os principais desafios que o mundo terá de enfrentar neste século se cruzarão - como as mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade, a produção de alimentos, o acesso à água e a redução da pobreza. Dilma defendeu que a Rio+20 seja uma conferência que dê respostas reais aos problemas e não um fórum que discuta a "fantasia".
- Vamos propor um novo paradigma de crescimento que não pareça etéreo e fantasioso. Ninguém aceita discutir a fantasia. Eu tenho que explicar para as pessoas como é que elas vão comer, como é que elas vão ter acesso a água e a energia - discursou Dilma, para plateia formada por ambientalistas, presentes no Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas.
Dilma disse que, na Rio + 20, o país tem que ter ao mesmo tempo liderança e humildade para mostrar que é possível crescer e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo. E afirmou ainda que o Brasil "teimou" em ter um plano de etanol. Segundo ela, o país pode ser tornar uma das maiores economias do mundo sem degradar seus recursos naturais, num modelo que chamou de círculo virtuoso.

O Globo, 05/04/2012, Economia, p. 32

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.