VOLTAR

Dia Internacional dos Povos Indígenas: soluções, energia e sustentabilidade

Órigo Energia - https://www.origoenergia.com.br/blog/energia
09 de Ago de 2022

Dia Internacional dos Povos Indígenas: soluções, energia e sustentabilidade

9 de agosto de 2022

Em 1995, o dia 9 de agosto foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para representar o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Essa iniciativa tem o intuito de homenagear a comunidade indígena e demonstrar reconhecimento aos diversos povos que a compõem, enaltecendo suas culturas e trazendo à luz pautas importantes na luta por seus direitos.

Por isso, indígenas ao redor de todo o mundo se mobilizam pela valorização de suas culturas e pela proteção e conservação de inúmeros recursos naturais e da biodiversidade.

Nesse dia, compartilha-se um momento para conhecer mais sobre suas histórias, personalidades e reivindicações, além de impulsionar soluções e atitudes.

Mudanças após a criação do Dia Internacional dos Povos Indígenas
A aprovação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas aconteceu em 2007, uma década após a implementação do Dia Internacional dos Povos Indígenas, e foi um importante passo nessa história.

Ela trouxe relevantes mudanças como o direito à utilização, educação e divulgação dos idiomas próprios, como tupi, aruak e pano; e a inclusão dos indígenas na Declaração Internacional dos Direitos Humanos.

Os povos indígenas representam cerca de 5% da população mundial e são responsáveis pelo gerenciamento de 28% da superfície terrestre, abrigando áreas florestais ecologicamente intactas e biodiversas, segundo a ONU News.

Territórios indígenas, também protegidos pela declaração, preservam enormes florestas responsáveis pela redução da emissão de gases que impulsionam as mudanças climáticas.

Mesmo sendo consideradas gestoras vitais do meio ambiente, as comunidades ainda sofrem com a discriminação, ameaças territoriais e falta de garantias sobre seus direitos básicos.

Energia e sustentabilidade
De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), cerca de um milhão de pessoas vivem sem nenhum acesso à energia elétrica no país, e 99% delas vivem na Amazônia Legal. Parte predominante da energia gerada na região vem de hidrelétricas localizadas nos rios amazônicos e são distribuídas pelo Brasil.

Além de não atender essa grande parte da população, a construção de usinas hidrelétricas pode causar a deterioração das margens, a perda da flora e fauna nativa, além de colaborar com a poluição da água devido às obras de instalação.

Nos últimos anos, a fonte de energia solar se mostrou uma solução importante no combate a esses danos, e muitas comunidades indígenas receberam o suporte necessário para implementar a tecnologia.

Ações promovidas por diversas ONGs socioambientais, pelo Greenpeace, pela Fundação Empowered by Light e pelo ISA, levaram a energia solar para milhares de comunidades indígenas no país, como nos territórios Xingu, no Mato Grosso, e Mundurucu, no Pará.

Projetos que fazem a diferença
Floresta Iluminada
O Instituto Socioambiental (ISA) promoveu, em 2019, o projeto "Floresta Iluminada - energia limpa para os povos da Amazônia". A websérie visitou três diferentes territórios amazônicos para investigar, em 68 aldeias, as necessidades de energia elétrica, os desafios da dependência de fontes poluentes e as oportunidades que as fontes limpas e renováveis podem oferecer.

Aldeias Kumenê e Kumarumã
No Amapá, cerca de 5 mil indígenas receberam o reforço da energia solar fotovoltaica nos Polos-Base de saúde. A ação foi idealizada por uma parceria entre a Unicamp, o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) e a empresa Easy Watt, com financiamento da Embaixada Francesa como uma iniciativa de longo prazo na região.

Projeto Cruviana
O Instituto Socioambiental (ISA), o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) criaram o projeto após estudos sobre o potencial eólico da terra indígena Raposa Serra do Sol. O intuito do trabalho é apresentar a viabilidade da produção de energias renováveis na região como alternativa a fontes que geram impactos negativos às terras e comunidades.

Os avanços sociais e tecnológicos podem impulsionar ainda mais projetos que levam soluções sustentáveis às comunidades. No Dia Internacional dos Povos Indígenas, que tal acender debates como esse e fazer parte da mudança?

https://www.origoenergia.com.br/blog/energia/dia-internacional-dos-povo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.