VOLTAR

'Dia do Marajó' será lançado no MHEP

Diário do Pará - www.diariodopara.com.br
19 de Ago de 2010

Dia 24 de agosto, terça-feira, a partir das 17 horas, será lançado o "Dia do Marajó", evento mensal para discutir necessidades socioambientais e culturais do Marajó. Neste mesmo dia será apresentada a proposta da "Rede Marajó da Sociedade Civil", com uma agenda voltada para a região. O evento é aberto ao público e será realizado no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP).

O "Dia do Marajó" é uma iniciativa do Programa Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. A proposta é que o evento ocorra uma vez por mês, debatendo os temas ambientais, sociais, econômicos e culturais da região apresentados por especialistas e pesquisadores.

Neste primeiro "Dia do Marajó" será lançada a "Rede Marajó", uma iniciativa de organizações da sociedade civil para pressionar o poder público, as organizações empresariais e a sociedade em geral para uma agenda positiva para o Arquipélago.

Para a palestra inaugural do "Dia do Marajó", o Instituto Peabiru convidou Ima Vieira, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, e sua diretora entre 2002 e 2005.

A realidade do Marajó

O Arquipélago do Marajó reúne 16 municípios do Estado do Pará, é maior que 7 estados brasileiros e abriga população de 425 mil habitantes. Segundo o TRE, 85% de sua população é analfabeta ou tem baixa escolaridade.

Enquanto a economia do Brasil e do Pará crescem vertiginosamente, a do Marajó está em colapso. Em verdade, o marajoara jamais se beneficiou de seus ganhos econômicos e do patrimônio cultural e natural.

Prioridade ambiental a décadas, com 48 diferentes paisagens, numa das regiões mais complexas e frágeis da Amazônia, até hoje o Marajó não conta com unidades de conservação e de proteção integral. Suas águas também merecem especial atenção, afinal por lá passam 25% de toda a água doce dos rios do Planeta.

A candidatura da SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) para a Reserva da Biosfera do Marajó é uma oportunidade de mudar este quadro. A criação da Reserva da Biosfera do Marajó (RB Marajó) é uma proposta de instituições governamentais, e antiga reivindicação dos movimentos sociais regionais.

O patrimônio arqueológico do Marajó é um dos mais importantes das Américas, porém continua ameaçado. Não existe sequer um parque para protegê-lo. O único museu na região, o Museu do Marajó, passa por grave crise e necessita de apoio. A cultura, formada por sua mitologia, linguajar, folclore, danças, festejos, culinária, arquitetura e literatura, precisa de urgente atenção, registro e proteção.

As comunidades quilombolas ainda não estão reconhecidas e as ribeirinhas encontram-se isoladas e desprotegidas. Em 2005, o Governo Federal lançou o Plano Marajó, mas ainda há muito a se fazer.

Estes são apenas alguns dos desafios enfrentados pela região que a sociedade civil irá discutir no "Dia do Marajó".

Palestrante: Ima é agrônoma pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestre em Genética pela Universidade de São Paulo e doutora em Ecologia pela University Of Stirling. Participa de inúmeras redes temáticas de pesquisa que envolvem estudos ecológicos sobre a Amazônia e lidera o projeto INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. Também como presidente do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação - EBC. Sua relação com o Marajó vem da infância, quando seu pai era juiz da pequena cidade de Cachoeira do Arari e das idas constantes a Muaná, onde a família possui fazenda, herança de seus pais. Em 2003, Ima presidiu o Museu do Marajó, até assumir a direção do Museu Goeldi em 2005.

Programa:

-17:00 - Abertura - Trailer do documentário "Expedição Marajó", da Lauper Films

-17:30 - Lançamento da "Rede Marajó" da Sociedade Civil - Leitura da carta de princípios

-18:00 - Manifestação dos signatários da "Rede Marajó"

-18:30 - Palestra Inaugural por Ima Vieira

-19:15 - Debates

-20:00 - Coquetel

Serviço: Lançamento do "Dia do Marajó". Dia 24 de agosto (terça-feira), às 17h, no MHEP - Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, Pça Dom Pedro II s/n - Cidade Velha). Aberto ao público. Informações: 3222 6000. (Diário do Pará)

http://www.diariodopara.com.br/N-106889-DIA+DO+MARAJO+SERA+LANCADO+NO+M…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.