VOLTAR

Dia do índio terá olimpíada

Site da Funai
04 de Abr de 2002

Em comemoração ao dia do índio, em 19 de abril, será realizada em Coroa Vermelha (BA) uma olimpíada Pataxó. Os jogos fazem parte de uma programação cultural que está sendo organizada para os festejos. Cerca de 2.000 índios participarão da festa, dos quais 400 mostrarão suas habilidades em diversos esportes, tais como o futebol de areia, a natação e o atletismo.

As festividades ocorrerão entre os dias 19 e 24 de abril e contarão com o patrocínio da prefeitura de Santa Cruz de Cabrália- BA e da Funai.
Site da Funai, 04/04/02
Seminário discute fortalecimento do movimento indígena no Brasil

O Primeiro Seminário de Fortalecimento Institucional, realizado de 25 a 28 de março, em Mosqueiro, Belém (PA), discutiu pontos relativos à Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Um deles foi o fortalecimento da própria Coiab e do movimento indígena no Brasil. Outro ponto, que deverá ter repercussões profundas nessa área, é o plano de pacitação dos indígenas da região. O seminário faz parte das atividades do PDPI (Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas) de Manaus.
O encontro contou com a participação de 60 delegados de 50 lideranças indígenas dos nove Estados da Amazônia Brasileira, além de representantes de órgãos do Governo Brasileiro, como, por exemplo, do Ministério do Meio Ambiente e da Funai. Participaram também agências de cooperação internacional, com a alemã GTZ e o Departamento Internacional para Desenvolvimento, do Governo Britânico.
"O seminário tornou possível que, em um momento oportuno, avaliássemos nossa atuação enquanto movimento e identificássemos os novos caminhos a serem trilhados tanto pela Coiab quanto pelas organizações que representam os diferentes povos indígenas", conforme afirmou Cláudio Pereira, 52, coordenador geral das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.