VOLTAR

Dia do Índio: Museu de Arte Pantaneira prepara exposição

O Pantaneiro (MS) - http://www.opantaneiro.com.br/
08 de Abr de 2010

A exposição tem o objetivo de ampliar a visão do aquidauanense e dos turistas sobre a participação dos Terena e Kadiwéu

A Fundação de Cultura de Aquidauana (Fundaq), através do Museu de Arte Pantaneira "Manoel Antonio Paes de Barros", está preparando uma grande exposição para as festividades alusivas ao Dia do Índio.

De acordo com a diretora Sônia Corrêa, dentre as atividades programadas estão as exposições de peças do artesanato indígenas das etnias "Terena" e "Kadiwéu" e a exposição do artista plástico Gewa, do estado do Pará. Segundo ela, a exposição de Gewa contará com telas temáticas de etnias indígenas de Mato Grosso do Sul.

Sônia disse, ainda, que duas salas serão utilizadas como espaços para retratar o contexto sociocultural dessas duas etnias. Aspectos culturais como o artesanato e a dança, a participação na história do município, a presença dos Terena no cotidiano da cidade, entre outros temas serão mostrados na exposição.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura, Carlos Cabral, a exposição tem o objetivo de ampliar a visão do aquidauanense e dos turistas sobre a participação dos Terena e Kadiwéu na nossa formação histórica e no nosso cotidiano. "Não vamos usar verbos no passado para falar da importância e atuação dos Terena na vida de Aquidauana. Temos uma grande população indígena que é atuante, cuja importância vem merecendo destaque na gestão do prefeito Fauzi Suleiman. Essa exposição vem com o objetivo de agregar valores culturais a esse processo e esperamos estar de fato contribuindo para isso", afirmou o presidente.

"A exposição terá a duração de pelo menos dois meses, para que alunos das escolas de Aquidauana e Anastácio possam buscar elementos para suas pesquisas e ainda compreender melhor o universo das etnias indígenas da nossa região", explica Sônia. A diretora do Museu disse, também, que haverá uma edição itinerante da exposição. "Vamos levar para várias escolas da cidade e também para os distritos", acrescenta.

Além da exposição alusiva ao Dia do Índio, a Gerência Municipal de Educação trabalha a temática da história dos "Terena" nas escolas para o desfile cívico militar e escolar do aniversário da cidade no próximo dia 15 de Agosto. O objetivo do prefeito Fauzi Suleiman é reconhecer a importância dos povos indígenas na construção da cultura aquidauanense.

O lançamento da exposição no Museu de Arte Pantaneira será no próximo dia 15 de abril a partir das 20 horas. Localizado na Rua Cândido Mariano, 472, Centro, o horário de funcionamento do museu é das 08 às 17 horas de 3ª a 6ª, e nos sábados e domingos das 10 às 17 horas.

Fonte: ACS/Helder Lima

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.