VOLTAR

"Dia do Índio": clubes e entidades esportivas do Amapá prestam homenagens aos povos indígenas

GE AP - ge.globo.com/ap
Autor: Rodrigo Juarez
19 de Abr de 2021

Através das redes sociais foram destacadas as contribuições históricas e culturais

Por Rodrigo Juarez - Macapá
19/04/2021 17h52

Para marcar o "Dia do Índio", celebrado nesta segunda-feira (19), clubes e instituições esportivas do Amapá usaram as redes sociais para homenagear os povos indígenas.

Berço de tribos como: Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, o estado abriga cerca de 10 mil índios em seu território.

Atual campeão amapaense, Ypiranga, fez menção ao papel fundamental dos indígenas na formação cultural e étnica da população brasileira. Já o Independente-AP destacou a concentração dos povos nas regiões de Oiapoque, Parque do Tumucumaque e Pedra Branca do Amapari.

A Secretária de Desporto e Lazer do Amapá (Sedel), chamou atenção para a conscientização e valorização dos povos indígenas que sempre contribuíram com seus costumes, culturas, tradições, línguas e religiões.

https://ge.globo.com/ap/noticia/dia-do-indio-clubes-e-entidades-esporti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.