VOLTAR

Detectados na semana passada, incêndios são debelados

ICMBio - www.icmbio.gov.br
18 de Mar de 2009

Incêndios que tiveram início na semana passada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, só foram debelados nesta terça feira (17). O combate contou com o apoio de dois aviões Airtractor disponibilizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão gestor do Parna, um helicóptero da PM baiana, além do reforço de 12 soldados do Corpo de Bombeiros de Salvador, destacados para apoiar o Grupamento de Lençóis, e de 40 brigadistas voluntários da região.

A atuação rápida dos órgãos públicos evitou que os incêndios, que atingiram a porção norte do parque, tomassem grandes proporções. "O uso de helicóptero nessas situações é importante para o deslocamento das brigadas de combate, pois o percurso feito por terra é extremamente desgastante", diz o analista ambiental e gerente de fogo do Parna da Chapada Diamantina, Bruno Lintomen.

Segundo ele, o incêndio na Serra do Veneno destruiu uma área de aproximadamente 900 hectares. Já o fogo na Serra da Lavrinha, no entorno do Parque, queimou 200 hectares. A falta de chuva nesta época do ano na região, ainda segundo Bruno, é um fato atípico provocado pelo fenômeno La Niña.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.