VOLTAR

Destruição

Jc net - http://www.jcnet.com.br/
Autor: Lilian Grasiela
31 de Ago de 2010

Avaí - Um incêndio de grandes proporções atingiu ontem aproximadamente 100 alqueires de duas aldeias indígenas da reserva de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru). Os índios tiveram muita dificuldade em controlar o fogo, que chegou a formar uma espécie de barreira. Segundo a prefeitura, um caminhão-pipa do Horto Florestal foi enviado ao local para ajudar no combate às chamas. A área turística da reserva não foi atingida, mas vários animais acabaram morrendo.

O cacique Claudino Marcolino, da aldeia Nimuendaju, explica que o fogo teria começado por volta das 8h, em uma "venda" localizada no limite entre sua aldeia e a de Ekeruá. O fogo teria se alastrado rapidamente e queimado cerca de 100 alqueires de área de pastagem e mata nativa. Segundo ele, um centro cultural existente no local foi poupado pelas chamas, que chegaram a atingir a rede de energia e transformadores, deixando parte da aldeia sem energia elétrica.

De acordo com o cacique, durante todo o dia, moradores da reserva ajudaram a combater o fogo com a ajuda de galhos e máquinas. "Está chegando perto das casas", afirmou, preocupado. Nem os tocos de madeira que sustentavam uma cerca às margens de uma estrada de terra resistiram à força das chamas. No fim da tarde, o vento forte ajudou a espalhar o fogo, aumentando a preocupação de Marcolino. "A gente cuida tanto da mata para preservar", lamentou.

O assessor jurídico da prefeitura de Avaí, José Camilo dos Santos Neto, ressalta que nenhuma moradia foi atingida pelo incêndio. A área turística, que inclui quiosques e trilhas, também foi preservada. De acordo com o assessor, animais, como quatis, gambás e tamanduás, acabaram não resistindo ao fogo. Outros, como uma jaguatirica e uma onça parda, tiveram tempo para buscar abrigo. Funcionários do município foram enviados ao local para ajudar a apagar o fogo.

A aldeia Nimuendaju, de etnia guarani, tem cerca de 25 famílias. Já a aldeia Ekeruá, de etnia terena, abriga em torno de 50 famílias. No local, havia rumores de que o incêndio teria sido criminoso. O Corpo de Bombeiros de Bauru chegou a ser comunicado, mas não encaminhou viatura ao local porque não havia nenhuma disponível em razão das várias ocorrências registradas ontem na cidade, sobretudo por causa do tempo seco.

http://www.jcnet.com.br/mostra_fotocapa.php?codigo=3247

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.