VOLTAR

Desnutricao ja matou 11 criancas indias em MS

FSP, Brasil, p.A14
03 de Mar de 2005

Desnutrição já matou 11 crianças índias em MS
Hudson Corrêa
Da agência Folha, em Campo Grande
Seis crianças índias menores de cinco anos de idade morreram por causa de desnutrição neste ano no município de Japorã (464 km de Campo Grande, em MS), afirmaram ontem à noite o prefeito do município, Rubens Freire Marinho (PT), e o prefeito de Iguatemi (cidade vizinha), Lídio Ledesma (PDT).
Os dois disseram ter recebido os dados de técnicos locais da Funasa, ontem. O coordenador de gabinete de Saúde Indígena da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Antônio Fernandes Costa, disse que precisará checar hoje a informação dos prefeitos.
Em Dourados (218 km de Campo Grande), cinco crianças morreram por causa de desnutrição e outra pode ter sido vítima no fim de semana. Com isso, a fome teria matado ao menos 11 crianças indígenas da etnia guarani-caiuá em Mato Grosso do Sul neste ano.
Costa disse que, ontem à noite, os técnicos davam como inevitável a morte de uma criança indígena de três meses. Segundo Costa, a criança sofreu queimadura.
Na aldeia de Porto Lindo, em Japorã, há cerca de 4.000 índios. Pelos dados da Funasa, aos quais a Folha teve acesso, a aldeia tem 98 crianças com desnutrição grave e cem com a do tipo moderado, o que representa 23,08% das crianças índias menores de cinco anos.

FSP, 03/03/2005, p. A14 (Brasil)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.