VOLTAR

Desmate cai na Amazônia, mas degradação de floresta cresce

OESP, Vida, p. A21
11 de Dez de 2010

Desmate cai na Amazônia, mas degradação de floresta cresce

O desmatamento da Amazônia Legal em outubro caiu 21% em relação a outubro de 2009,numtotalde153km²devastados. Os dados, divulgados ontem, são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que faz um levantamento do desmatamento da Amazônia paralelo ao do governo.
Em outubro de 2010, os Estados com maior área desmatada foram Rondônia (34%)e Amazonas, com30%.O restante do desmatamento ocorreu em Mato Grosso (16%), Pará (10%) e Acre (10%).
Para Adalberto Veríssimo,pesquisador sênior do Imazon, causa preocupação o aumento na degradação florestal, que é o impacto causado na mata pela extração de madeira e pelo fogo.
As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 562km² em outubro, um aumento de 446%em relação a outubro de 2009. "O aumento na degradação florestal é sinal amarelo. Essas florestas são candidatas a desmatamento futuro. É preciso fiscalização", afirma.

OESP, 11/12/2010, Vida, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.