VOLTAR

Desmatamento no AM aumentou nos municípios de Humaitá, Canutama e Maués

A Crítica - http://acritica.uol.com.br
09 de Ago de 2011

Os municípios do Amazonas campeões em aumento do desmatamento entre junho de 2010 e 2011 foram Humaitá, Canutama e Maués. Os que apresentam redução nas taxas foram Apuí, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e Eirunepé.

As informações foram divulgados nesta semana pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). A SDS fez uma análise dos dados do Deter, sistema de monitoramento de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que na semana passada apontou dados que atestaram crescimento de desmatamento na Amazônia.

Segundo os dados analisados pela SDS, o Amazonas registrou, no mês de junho de 2011 41,68 quilômetros quadrados de desmatamento, ocorridos em 47 alertas.

No mesmo período, do ano anterior (junho de 2010), o desmatamento registrado foi de 24,36 quilômetros quadrados, representados em 31 alertas, resultando em um incremento de 71,1%.

Segundo a SDS, em relação ao desmatamento nas unidades territoriais do Amazonas, houve maior intensidade de desmatamento nas terras indígenas (8,97 quilômetros quadrados - 21,5% do total do desmatamento); em seguida os assentamentos (5,51 quilômetros quadrados - 13,2% do total do desmatamento) e Unidades de Conservação Federal (3,5 quilômetros quadrados- 8,3% do total do desmatamento).

De acordo com os dados do DETER, no mês de junho de 2011 o desmatamento na Amazônia Legal foi de quilômetros quadrados, ocorridos em 366 alertas de desmatamento.

No ranking, os Estados que mais desmataram foram, na ordem, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Na próxima semana, da SDS lança em parceria com outras instituições o Centro Integrado Multiagência. O objetivo será criar um grupo estratégico de combate a crimes ambientais no Estado. O Centro será formado pela SDS, Batalhão Ambiental, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e PrevFogo, coordenação vinculada ao Ibama.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Desmatamen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.