VOLTAR

Desmatamento na Amazônia quase dobra em 2019

O Globo, Sociedade, p. 22
09 de Set de 2019

Desmatamento na Amazônia quase dobra em 2019
Desmatamento na Amazônia quase dobra em relação a 2018
Números do Inpe registram 6.404 km² de janeiro a agosto deste ano, ante os 3.336 km² no mesmo período de 2018, uma alta de 91,9%

Vinicius Sassine e Flavia Martin
08/09/2019 - 18:13 / Atualizado em 08/09/2019 - 22:24

BRASÍLIA E RIO - O desmatamento na Amazônia brasileira praticamente dobrou entre janeiro e agosto: foram 6.404,4 km² destruídos ante os 3.336,7 km² devastados no mesmo período de 2018, totalizando uma alta de 91,9%. Os dados são dos alertas emitidos pelo Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe ), que norteiam o trabalho de fiscalização ambiental em campo.
Apesar de o Deter não ser o principal instrumento estatístico sobre desmatamento na Amazônia, ele indica uma tendência no aumento ou na queda do desmate. São esses dados que permitem o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis ( Ibama ) ir a campo para autuar desmatadores ou destruir equipamentos responsáveis pela prática.
Os dados oficiais anuais de desmatamento são os do Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia), também do Inpe, que consolida e compara as taxas da região. O primeiro resultado do Prodes no governo de Jair Bolsonaro , que vem questionando sistematicamente a atuação do Inpe, deve ser divulgado em novembro. O Prodes compila os dados de agosto de um ano a julho do outro.
Os dados do sistema mostram um aumento já em curso do desmatamento da Amazônia desde 2012. Naquele ano, a perda foi de 4.571 kmª. Em 2016, chegou a 7.893 km² e, no ano passado, 7.536 km².
Enquanto o Brasil enfrenta uma crise internacional relacionada às questões ambientais, Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles , já deram diversas declarações expondo o trabalho de fiscais do Ibama e suscitando a reação de fiscalizados contra a ação dos agentes do órgão ambiental.
O mesmo já ocorreu em relação a outros órgãos da área ambiental, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio ).

O Globo, 09/09/2019, Sociedade, p. 22

https://oglobo.globo.com/sociedade/desmatamento-na-amazonia-quase-dobra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.