VOLTAR

Desmatamento na Amazônia Legal aumenta quase 300% em setembro

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com
Autor: Izabel Santos
20 de Out de 2014

Comparação é em relação ao mesmo mês de 2013, de acordo com Imazon. No total, são 402 quilômetros quadrados de desmatamento na região

O monitoramento do desmatamento da Amazônia Legal no último mês de setembro revela dados preocupantes. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a atividade aumentou 290% em relação ao mesmo mês de 2013. A entidade detectou 402 quilômetros quadrados (km²) de desmatamento na região, 299 a mais que no ano passado. Os estados que concentraram os maiores índices foram Rondônia (33%), Pará (23%) e Mato Grosso (18%). Já Acre (10%), Roraima (4%) e Tocantins (1%) registraram os menores índices.

Em termos relativos, houve aumento expressivo do desmatamento de 2.699% em Roraima e 939% em Mato Grosso. As florestas degradadas, que são áreas intensamente exploradas pela atividade madeireira e/ou queimadas, também aumentaram. Em setembro de 2013 foram detectados 608 km², e em setembro de 2014 este número saltou para 624 km², representando um aumento de 3.797%.

A maioria dos desmatamentos (59%) ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante foi registrado em Assentamentos de Reforma Agrária (20%), Unidades de Conservação (19%) e Terras Indígenas (2%). Os municípios mais atingidos pela ação foram Nova Mamoré (RO), Novo Progresso (PA) e Colniza (MT).

O desmatamento acumulado no período de agosto a setembro de 2014, correspondendo aos dois primeiros meses do calendário oficial de medição do desmatamento, atingiu 838 km². Houve aumento de 191% do desmatamento em relação ao período anterior (agosto de 2013 a setembro de 2013) quando atingiu 288 km².

http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/desmatamento-na-amazonia-lega…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.