VOLTAR

Desmatamento: Justiça liberta fazendeiro

O Globo, O País, p. 13
26 de Out de 2005

Desmatamento: Justiça liberta fazendeiro

Ismael Machado

Renato Rezende, procurador da República em Santarém, disse ontem estar decepcionado com a decisão da Justiça Federal de libertar o fazendeiro José Dias Pereira, apontado como um dos maiores desmatadores da Amazônia. O Tribunal Regional Federal da 1 Região, em Brasília, se declarou incompetente para julgar o crime ambiental de Pereira e transferiu o caso para a Justiça estadual do Pará.
- Essa decisão abre precedentes perigosos para casos semelhantes - disse o procurador, responsável pela denúncia contra o fazendeiro.
Pereira foi acusado pelo Ibama de derrubar e queimar dois milhões de árvores, na região de Terra do Meio, em Altamira (PA). Ele e seu filho, Joel Gomes Pereira, foram denunciados à Justiça Federal no dia 2 de agosto, após terem sido autuados pelo Ibama com multa de R$ 20 milhões pelo desmatamento de 6.852 hectares de floresta. Pereira ficou preso durante 52 dias, e deveria permanecer na prisão até o fim do processo, por ser reincidente.
O procurador disse que, mesmo se não houvesse tais elementos, o caso apresenta requisitos básicos para a manutenção de Pereira na cadeia. Segundo ele, o fato de ser um dos maiores casos de desmatamento já registrados na Amazônia por si só justificaria a prisão de Pereira:
- Se fosse outro tipo de crime ele certamente seria mantido preso. Mas como foi crime ambiental, parece que o dano é considerado menor.

O Globo, 26/10/2005, O País, p. 13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.