VOLTAR

Desmatamento cai mais de 30% na Amazônia

O Globo, O País, p. 13
05 de Nov de 2009

Desmatamento cai mais de 30% na Amazônia

O desmatamento da Amazônia Legal diminuiu em setembro, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), usados pelo governo, e do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), produzidos por ONGs. Em ambos os levantamentos, a redução do desmate foi de até 31,8% em relação a setembro do ano passado.

De acordo com o Inpe, em setembro a Amazônia sofreu 400 km² de corte raso ou degradação progressiva na floresta.

Quando comparados aos dados de setembro do ano passado, pelo sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), a queda foi de 31,8%. Em setembro de 2008 foram desmatados 587 km² de floresta.

O Inpe não conseguiu diagnosticar desmatamento em 18% da área monitorada por causa cobertura de nuvens. Neste contexto parcial, o estado campeão de devastação em setembro foi Mato Grosso, com 134,23 km², seguido por Pará, com 132,73 km². Depois vieram Rondônia, Amazonas, Maranhão, Acre, Roraima e Tocantins.

De acordo com o Inpe, Altamira, no Pará, foi o município com o maior desmatamento no período, 47,25 km². Porto Velho (RO), com 46,12 km² de desflorestamento, foi o segundo, e Tucuma (PA) o terceiro, com 28,23 km². O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou e disse que a redução reflete ações integradas de diversos órgãos do governo federal.

O Globo, 05/11/2009, O País, p. 13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.