VOLTAR

Desmatamento cai 30% na Amazônia em 2012

O Globo, País, p. 7
06 de Jun de 2013

Desmatamento cai 30% na Amazônia em 2012
No Dia Mundial do Meio Ambiente, governo diz que usará mais térmicas

Brasília- A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente revelou a ambiguidade do governo em relação ao ambiente. Ao mesmo tempo que divulgou o menor desmatamento da História, a presidente Dilma disse que o país usará cada vez mais usinas térmicas, altamente poluentes.
A destruição da Amazônia em 2012 atingiu 4.571 km². O total é 30% menor que o registrado em 2011, e o mais baixo desde 1988.
- Reduzir o desmatamento era uma questão de preservação da maior floresta tropical do mundo - discursou Dilma na abertura do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Mas, à medida que o desmatamento deixa de ser o vilão das emissões de gases estufa no país, o setor energético e a agricultura assumem o papel. O alerta foi dado pelo secretário-executivo do Fórum, Luiz Pinguelli Rosa.
- Temos de enfrentar o fato de que, se continuarmos a fazer hidrelétricas a fio d"água, haverá uma tendência inexorável de aumento das térmicas na nossa matriz - admitiu Dilma.
As hidrelétricas em construção na Amazônia são a fio d"água. Ao contrário das antigas, elas não têm capacidade de armazenar a energia excedente. A opção pelo novo modelo, no entanto, atende a demanda dos ambientalistas.

O Globo, 06/06/2013, País, p. 7

http://oglobo.globo.com/pais/governo-comemora-dia-do-meio-ambiente-com-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.