VOLTAR

Desmatador que estava foragido é preso no PA

OESP, Vida, p. A15
20 de Mar de 2006

Desmatador que estava foragido é preso no PA

Carlos Mendes

O empresário José Donizetti Pires, considerado o maior predador das florestas do oeste do Pará nos últimos dez anos, foi preso sábado em Santarém. Foragido, Pires estava na sede da Associação de Produtores Agroindustriais de Santarém, da qual é presidente, quando recebeu voz de prisão dos agentes da Polícia Federal e foi algemado. Ele é acusado de derrubar uma área equivalente a 1,8 mil campo de futebol.
Seus advogados garantem que ele não é grileiro de terras públicas nem devastador de florestas, como dizem o Ibama, o Incra, o Greenpeace e o Ministério Público Federal. O procurador Renato Gomes, baseado em provas documentais e imagens de vídeo, pediu a prisão preventiva de Pires. Em imagens feitas há quinze dias, o empresário aparece furioso por causa de uma manifestação dos ativistas do Greenpeace e de agricultores da região contra grilagem de terra e extração ilegal de madeira feitas por Pires dentro da gleba Pacoval.
O vídeo mostra Pires em seu carro arrastando pelo chão uma faixa enorme em que estava escrito "100% crime". Segundo Paulo Adário, do Greenpeace, a gleba Pacoval integra um dos últimos grandes fragmentos florestais desta região do Pará.
O desmatamento anual nos municípios de Belterra e Santarém passou de 15 mil para 28 mil hectares entre 2002 e 2004, com a chegada da cultura de soja.

OESP, Vida, 20/03/2006, p. A15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.