VOLTAR

Desenvolvimentos de energia renovável ameaçam áreas da biodiversidade

Meio Ambiente Rio - https://www.meioambienterio.com/
Autor: Por Vagner Liberato -
26 de Mar de 2020

Mais de 2000 instalações de energia renovável são construídas em áreas de importância ambiental e ameaçam os habitats naturais de espécies vegetais e animais em todo o mundo.

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Queensland mapeou a localização de instalações solares, eólicas e hidrelétricas no deserto, áreas protegidas e áreas-chave da biodiversidade.

O autor principal da Escola de Ciências da Terra e Ciências UQ, José Rehbein, disse estar alarmado com as descobertas.

"Além das mais de 2200 instalações de energia renovável que já operam em importantes áreas de biodiversidade, outras 900 estão sendo construídas", disse Rehbein.

"As instalações de energia e a infraestrutura ao seu redor, como estradas e o aumento da atividade humana , podem ser incrivelmente prejudiciais ao ambiente natural.

"Esses desenvolvimentos não são compatíveis com os esforços de conservação da biodiversidade".

A maioria das instalações de energia renovável na Europa Ocidental e nos países desenvolvidos está localizada em áreas de biodiversidade.

Rehbein disse que ainda há tempo para os desenvolvedores reconsiderarem as instalações em construção na Ásia e na África.

O autor sênior da Universidade de Amsterdã, Dr. James Allan, disse que esforços eficazes de conservação e uma rápida transição para energia renovável são essenciais para evitar a extinção de espécies e evitar mudanças climáticas catastróficas.

"Toda a equipe concorda que este trabalho não deve ser interpretado como anti-renovável, porque a energia renovável é crucial para reduzir as emissões de carbono", afirmou Allan.

"A chave é garantir que as instalações de energia renovável sejam construídas em locais onde não danifiquem a biodiversidade.

"O desenvolvimento de energias renováveis deve considerar a biodiversidade e também o carbono, e evitar impactos negativos na biodiversidade para ser verdadeiramente sustentável".

A equipe pede aos governos, à indústria e às organizações de desenvolvimento que evitem expandir as instalações de energia renovável nas áreas de conservação e planejem locais alternativos.c

https://www.meioambienterio.com/desenvolvimentos-de-energia-renovavel-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.