VOLTAR

Desembargador não está disposto a negociar com produtores que resistem sair da Raposa

Agência Brasil - http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/04/30/materia.2009-04-30.9483137756/view
Autor: Marco Antonio Soalheiro
30 de Abr de 2009

Boa Vista - O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Jirair Meguerian, responsável pela supervisão da desocupação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, afirmou agora à noite que não está disposto a travar qualquer tipo de negociação com os produtores de arroz que insistirem em permanecer na reserva indígena depois da meia noite de hoje (30).

"Não tenho mais o que conversar com essas pessoas [produtores]. Eles foram para a terra com o propósito de explorá-la comercialmente e já sabiam que estavam numa condição ilegal", afirmou o desembargador.

O desembargador lembrou ainda que há três semanas teve um encontro com os produtores de arroz, no qual reiterou o prazo e as condições para que pudessem sair da área pacificamente. Os produtores que ainda têm colheita pendentes seriam indenizados pelo governo federal e a Conab ficaria responsável pelo aproveitamento da produção.
Segundo o desembargador Jirair Meguerian, quem não cumprir o prazo de saída será obrigado a fazê-lo pela Polícia Federal. "Eles serão os responsáveis pelo que fizerem ou deixarem de fazer. Eles estão, na verdade, fazendo um enfrentamento de decisão judicial".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.