VOLTAR

Descoberto contrabando de mogno em reserva indígena

A Crítica, Manaus - AM
29 de Set de 1994

Cerca de 40 mil metros cúbicos de mogno contrabandeados foram descobertos ontem perto da aldeia Kokraimoro, na reserva Menkragnoti, sul do Pará, por agentes da Polícia Federal, da Funai e do Ibama. Os índios foram avisados pelos madeireros e interditaram a pista de pouso clandestina aberta às margens do rio Xingu, impedindo que a PF fizesse o flagrante. A Funai orientou os agentes a se deslocaram a São Félix do Xingu para interceptarem o contrabando.
A reportagem trata também da tentativa de invasão da sede da Funai em Vilhena (RO), a 750 km de Porto Velho, por um grupo de 150 índios do povo nambikwara. Eles protestam contra a Operação Madeira, que está sendo feita pela PF, Ibama e Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.