VOLTAR

Desafios e reflexões: "a mudança climática já não é uma ameaça distante"

Clima e Sociedade - https://www.climaesociedade.org/noticias-e-publicacoes
Autor: RAMOS, Adriana
28 de Nov de 2018

Desafios e reflexões: "a mudança climática já não é uma ameaça distante"
O esforço global contra os efeitos das mudanças climáticas é um daqueles desafios históricos que provocam o sistema internacional de cooperação de diversas formas. Acompanhe a reflexão!

Por Adriana Ramos

A conclusão do processo eleitoral de 2018, um dos mais conflituosos já vividos no país, embora tenha encerrado uma importante etapa de definição sobre o futuro próximo do país, não apontou (de modo preciso) qual serão os próximos passos que o Brasil dará em várias áreas. A agenda climática está entre elas.
Diante das incertezas da crise multidimensional atual - política, econômica e de segurança -, o Brasil pós-eleição apresenta a dúvida a respeito de qual será a sua contribuição para a crise climática global. Após décadas de atuação na liderança do processo de governança internacional sobre um dos temas de maior influência na economia e nas relações exteriores dos últimos tempos, nosso país terá um governo que chegou a anunciar a saída do Acordo de Paris e até da ONU, recuando destas declarações posteriormente.
As declarações da candidatura vencedora nas urnas não apenas desafiam a agenda climática no país, como também no que diz respeito aos direitos territoriais dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Já é público e notório o papel que esses territórios tradicionais cumprem na manutenção de estoques de carbono e na conservação de modos de vida. Eles atuam como um imenso repositório de práticas e conhecimentos, fundamentais como subsídios às estratégias de adaptação que seremos obrigados a adotar - como o próprio IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) já reconheceu por meio do seu Grupo de Trabalho II (que trata das dimensões dos impactos, da adaptação e da vulnerabilidade às mudanças climáticas) desde a elaboração do seu quarto relatório. Os esforços brasileiros de redução de desmatamentos incluíram o avanço no reconhecimento desses territórios como uma de suas linhas de ação e a Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima também tem destacado o papel desses povos na superação da crise global. A paralisação da demarcação das terras indígenas e sua possível abertura para atividades como a mineração e a agropecuária são medidas que podem afetar diretamente os esforços de redução de desmatamentos, fontes importantes de emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
Diante das indefinições do atual contexto, cabe à sociedade brasileira reafirmar suas expectativas de políticas consistentes para a superação da crise climática e da manutenção do papel relevante que o país vem cumprindo internacionalmente nesta agenda. Por fim, precisamos seguir desenvolvendo ações para fortalecer essa trajetória!

A mudança climática já não é uma ameaça distante e seus efeitos exigem ação imediata. O esforço global contra os efeitos das mudanças climáticas é um daqueles desafios históricos que provocam o sistema internacional de cooperação de diversas formas. Até hoje, por exemplo, o Brasil tem se afirmado como um dos mantenedores dos esforços multilaterais relativos às mudanças do clima e assim deveríamos seguir.

Reforçar a importância desses territórios e apoiar os povos indígenas e comunidades tradicionais nessa luta é uma tarefa de todos que têm no enfrentamento das mudanças climáticas sua missão.

Adriana Ramos é coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Sociambiental (ISA)

Clima e Sociedade

https://www.climaesociedade.org/noticias-e-publicacoes/a-mudanca-climat…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.