VOLTAR

Desafio do Rio é acordo climático global

O Globo, Ciência, p. 32
22 de Mai de 2012

Desafio do Rio é acordo climático global
Rio Climate Challenge reunirá, em junho, especialistas, ONGs e políticos para construir solução ambiental

Cláudio Motta
claudio.motta@oglobo.com.br

O Rio vai lançar um desafio: reunir especialistas de diversos países para costurar um acordo climático capaz de evitar as piores consequências das mudanças climáticas, fazendo com que a concentração dos gases-estufa na atmosfera fique abaixo das 450 partes por milhão. Este é um dos objetivos do Rio Climate Challenge, ou, simplesmente, Rio Clima. Realizado paralelamente à Rio+20 entre os dias 13 e 21 de junho, o encontro pretende simular as negociações oficiais da ONU e apresentar propostas concretas para os negociadores da Conferência das Nações Unidas.
O Rio Clima pretende, ainda, ser um fórum permanente de discussões climáticas. Assim, o Rio quer se firmar como um local onde, desde a Rio-92, quando foi lançada a Convenção do Clima, o mundo discute as questões ambientais.
Especialistas já estão trabalhando no documento que será discutido durante o Rio Clima. Em junho, durante o evento, serão dois tipos de atividade. Na plenária, especialistas e responsáveis por questões climáticas de diversos países vão apresentar suas propostas. Enquanto isto, comissões de trabalho vão desenvolver propostas para quatro temas: mitigação das emissões de gases do efeito estufa, adaptação das cidades, financiamento e medição unificada dos impactos do aquecimento global.
Haverá, ainda, a participação de ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso; especialistas, entre eles Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do Fórum de Mudanças Climáticas; e economistas, como Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central.
De acordo com o deputado federal Alfredo Sirkis, quatro recomendações principais deverão sair do Rio Clima: modificação do PIB, incluindo outros valores, como os ambientais; novos mecanismos internacionais de financiamento de iniciativas relacionadas ao meio ambiente, como saneamento e reflorestamento;novo mecanismo tributário ue estimule práticas verdes; e a atribuição de valor econômico aos serviços ambientais.
- O clima também tem que ser negociado no G20 e no Conselho de Segurança da ONU - disse Sirkis. - Virão especialistas, políticos e ambientalistas de diversas partes do mundo. Estamos com alguma dificuldade em algumas delegações. Já mandamos cartas convidando cerca de 20 políticos americanos, mas ainda não tivemos sequer uma confirmação.
O cantor e ex-ministro do Meio Ambiente, Gilberto Gil, que participou do lançamento do Rio Clima no Palácio da Cidade, em Botafogo, ao lado do prefeito Eduardo Paes, deputados federais, políticos e especialistas, destacou o papel dos artistas no evento. A programação prevê, no dia 21 de junho, um show do baiano com Andy Summers (ex-integrante da banda The Police) e outros convidados especiais.

O Globo, 22/05/2012, Ciência, p. 32

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.