VOLTAR

Derrubada da Mata Atlântica vai aumentar

O Globo, Rio, p. 14
13 de Jun de 2007

Derrubada da Mata Atlântica vai aumentar

A Alerj aprovou ontem o projeto de lei do Executivo que flexibiliza os percentuais de contrapartida de mata nativa para empreendimentos de silvicultura no estado. Com a mudança, os 30% de Mata Atlântica que devem ser preservados para cada cem hectares de eucaliptos plantados caem para 20%. Mas o texto prevê ainda percentuais de 12% e 16% para áreas de até 50 hectares.
A proposta do Executivo recebeu 12 emendas e foi aprovada sob uma intensa discussão de deputados, inclusive governistas. A bancada do PT, por exemplo, votou contra o texto por considerar que ele aumenta o processo desertificação no Norte e no Noroeste Fluminenses. Essas são as duas áreas de maior interesse de empresas ligadas ao cultivo de eucalipto e sementes oleaginosas, base para a produção de biocombustíveis.
Uma das emendas aprovadas prevê que o governo elabore o projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) até o próximo ano. 0 ZEE vai estipular as áreas e os tipos de culturas que poderão ser explorados.

O Globo, 13/06/2007, Rio, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.