VOLTAR

Deputados recebem reivindicações da População de Pacaraima

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=69261
31 de Ago de 2009

Durante a Sessão Itinerante realizada na sexta-feira, 28, às18h, na quadra poliesportiva do município de Pacaraima, a comitiva dos deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) ouviu as reclamações dos moradores da região quanto a melhorias na saúde, comércio e questão fundiária. A solenidade contou com a presença dos deputados federais Neudo Campos (PP) e Chico Rodrigues (PFL), além da vice-prefeita de Boa Vista Suely Campos (PP) e do Secretário Estadual de Assuntos Fronteiriços Sérgio Pillon.

A enfermeira Jodety Alves, tratou sobre a saúde em Roraima. Ela relatou três pontos importantes para o desenvolvimento do setor. São eles: a dificuldade de trazer profissionais de saúde para o interior, a necessidade do plano de cargos e salários individual e incentivo à capacitação destes trabalhadores.

O secretário municipal da saúde, Robson Marques, propôs mudanças no artigo 137, inciso IV da Constituição de Roraima, que trata sobre a descentralização política, administrativa e financeira, com direção única na esfera do Estado. "Não há hierarquia entre Estado e Município, os dois são autônomos. Os interesses devem convergir em um ponto que é o interesse da sociedade", ressaltou.

Para Ubirajara Riz, que representou os pioneiros de Pacaraima, é necessário o desenvolvimento do comércio local. "Nós precisamos fomentar o comércio da região. Com a transferência da Área de Livre Comércio (ALC) de Pacaraima para Boa Vista, os comerciantes daqui ficaram prejudicados, pois perderam os incentivos fiscais", disse.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Pacaraima, Adauto Pires (PMDB), disse que a questão fundiária é um problema sério enfrentado pela população do município e atrapalhar no desenvolvimento da região. "Com a regularização das terras da Raposa Serra do Sol, Pacaraima foi dividida em duas: a da sede e a dos índios. Queremos que o nosso município volte a ser unificado", disse.

O tuxaua José Nilton, da comunidade Boca da Mata, disse que o povo de Pacaraima precisa de ajuda quanto à energia elétrica. De acordo com ele, este problema dificulta o desenvolvimento da produção agrícola na localidade, além de prejudicar a educação das crianças e adolescentes da comunidade. "Queremos que os parlamentares levem ao governador do Estado as dificuldades enfrentadas pelo nosso município. Nós recebemos 12 computadores, mas os alunos da Escola não podem usá-los, pois não há energia. Fazemos um apelo para que a questão seja resolvida", disse.

O prefeito de Pacaraima, Altemir Campos (PSDB) pediu apoio da ALE-RR para viabilizar mais recursos para a região. "Com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estamos com dificuldades para melhorar a educação e a saúde do município", disse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.