VOLTAR

Deputados querem acabar com floresta protegida no Amapá

Época - http://colunas.revistaepoca.globo.com/
Autor: Bruno Calixto
11 de Jun de 2013

A Floresta Estadual (Flota) do Amapá foi criada em 2006 como parte de uma negociação de transferência de terras entre o governo federal e o estadual. Na época, o projeto foi aprovado com entusiasmo, sem enfrentar oposição ou críticas. Sete anos depois, muita coisa mudou. Agora, um grupo de políticos do Estado tenta revogar o decreto e acabar com essa área protegida no Amapá.

O deputado estadual Eider Pena (PSD), que fazia parte do governo que criou a Floresta Estadual e hoje está na oposição, lidera um grupo de políticos que quer acabar com o unidade de conservação. Pena argumenta que a unidade de conservação ameaça a agricultura familiar e a atividade de pequenos produtores. O deputado propôs uma audiência pública na última sexta-feira (7) que causou polêmica. O governo estadual, que administra a Flota, disse que não foi convidado para a audiência, e movimentos sociais, como o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), disseram que a audiência só contou com a participação do setor produtivo, sem considerar o social e o ambiental.

A Flota do Amapá tem um papel importante na conservação da Amazônia. Criada com 23 mil quilômetros quadrados e abrangendo dez municípios, a área tinha como objetivo criar um corredor de biodiversidade entre as áreas protegidas do Amapá e do Pará. Mais do que simplesmente conservar, a unidade desempenha uma função no combate ao desmatamento ilegal. "A Flota foi criada para ordenar o acesso aos recursos madeireiros, já que mais de 80% da madeira consumida no Estado é de origem ilegal", diz Ana Euler, diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas do Amapá.

A ideia era acabar com o desmatamento ilegal criando uma oportunidade de explorar a floresta de maneira racional. A Flota permite a exploração de madeira, desde que pelo manejo florestal, de forma consciente. Mas a implementação dessa estratégia não é simples, e o governo do Amapá ainda trabalha na aprovação do Plano de Manejo e na regulamentação das concessões florestais na área.

O destino da Flota deve ser decidido pela disputa política. O governo do Estado, contrário à proposta do deputado Eider Pena, foi buscar apoio da deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP). Enquanto isso, o grupo político que quer acabar com a Flota conta com forte apoio de deputados da base ruralista.

http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2013/06/11/deputados-quer…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.