VOLTAR

Deputados federais investigam abuso contra índias em RR

Folha de Boa Vista - RR
07 de Fev de 2001

Os deputados federais Marcos Rolim (PT) e Fernando Gabeira (PV) participam hoje da 30ª Assembléia Geral do Conselho Indígena de Roraima (Cir). Eles são membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e vieram especialmente para discutir as denúncias de abuso sexual contra as índias Yanomami.

A denúncia foi feita pelo líder Yanomami, Davi Kopenawa. Segundo ele, os casos de abuso sexual contra as índias são praticados pelos militares destacados para servir no Pelotão de Auaris, que fica dentro da reserva indígena.

Davi Kopenawa resolveu ano passado denunciar novamente o abuso sexual, por causa dos registros de doenças venéreas em algumas índias, como a gonorréia. Os yanomami temem agora pelo aparecimento de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a Aids.

A comitiva dos Yanomami, liderada por Kopenawa, além de relatar para os parlamentares Rolim e Gabeira os fatos ocorridos em área indígena, pretende entregar documentos pedindo providências sobre as denúncias. Eles também vão sugerir medidas que possam evitar este tipo de comportamento por parte do militares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.