VOLTAR

Deputados aliados eleitos

Anaí
Autor: José Augusto Sampaio
14 de Out de 2002

Os deputados federais Walter Pinheiro (PT), aliado incondicional da luta dos Pataxó Hãhãhãe; Luiz Alberto (PT), relator da Lei sobre regularização de territórios quilombolas e membro
atuante, em defesa dos direitos indígenas, na Comissão de Minorias da Câmara; e Nelson
Pelegrino, também atuante em defesa dos direitos indígenas nessa Comissão, foram reeleitos.

O atual deputado estadual Edson Duarte, animador da temática indígena na Assembléia
Legislativa e aliado dos índios do São Francisco (Tuxá, Tumbalalá e Truká) em sua luta em
defesa do Velho Chico, foi eleito agora para deputado federal, inaugurando uma primeira
representação do PV nordestino na Câmara dos Deputados. Também a deputada estadual
Alice Portugal (PC do B), aliada na luta pelos direitos humanos, foi eleita para a Câmara Federal.

Os deputados estaduais Moema Gramacho (PT), também animadora da temática indígena na AL e aliada das lutas pataxó; Zilton Rocha (PT), autor de emendas e presença interessada nas lutas dos professores indígenas e da ANAÍ por uma educação indígena diferenciada; Yulo Pereira (PT), também aliado e presença constante na luta dos Pataxó Hãhãhãe, Zé das Virgens (PT) e Lídice da Mata (PSB), aliada da ANAI desde os seus tempos de vereadora em Salvador, foram todos reeleitos para a Assembléia Legislativa.
Por sua vez, os vereadores de Salvador Javier Alfaya (PCdoB), também antigo aliado, e
Emiliano José (PT), principal aliado da ANAÍ na Constituinte estadual de 1989, estão eleitos agora para a Assembléia Legislativa e certamente poderão, juntamente com Moema, Zilton, Yulo, Zé das Virgens e Lídice, dentre outros, vir a animar um bloco parlamentar "dos índios" na próxima legislatura.

Por fim, os vereadores de Salvador Daniel Almeida (PCdoB) que, nos últimos anos, propôs e organizou, na Câmara Municipal, as sessôes especiais por ocasião do assassinato de Galdino e do "massacre" dos 500 anos, e Zezéu Ribeiro (PT), serão, agora, deputados federais.
Nós da ANAÍ (Associação Nacional de Ação Indigenista) manifestamos aos aliados eleitos a nossa satisfação e os nossos parabéns pelas eleições na certeza de que o mandato que lhes foi conferido pelo povo baiano reafirma os nossos compromissos em defesa dos direitos e dos territórios dos povos indígenas e quilombolas na Bahia e no Brasil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.