VOLTAR

Deputada avalia visita do ministro da Justiça a Roraima

Brasil Norte-Boa Vista-RR
13 de Jun de 2003

A parlamentar acha que a visita Márcio Thomaz Bastos será importante para ajudar a resolver o problema

Maria Helena declara que índios e não índios querem uma definição das áreas incluídas nas reservas

Na opinião da Deputada Maria Helena, a visita do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a Roraima foi altamente proveitosa e reacendeu as esperanças da população quanto a uma solução definitiva para o problema da demarcação das terras indígenas no Estado.
Segundo a parlamentar, ninguém é contrário à demarcação das terras. A preocupação da sociedade é quanto aos impactos da homologação dessas áreas na economia do Estado.
"Queremos uma definição sobre que áreas serão ou não incluídas nas reservas. Isso é absolutamente necessário para que os investidores possam ter tranqüilidade ao investir".
Maria Helena também fez questão de salientar que a preocupação com a terra é legítima, mas que é necessário levar em consideração a qualidade da educação e dos serviços de saúde que são oferecidos aos índios.
"Esses aspectos devem ser analisados com cuidado se queremos prosseguir com as demarcações de forma responsável", disse a deputada.
Ao falar sobre a proposta que foi entregue ao Ministro, Maria Helena destacou os itens que considerou mais relevantes, citando a importância da exclusão de rodovias públicas, da faixa de linha de transmissão de energia, das áreas produtivas, do lago Caracaranã, das terras tituladas e das regiões urbanas da área de demarcação.
A deputada pensa que essas ações preservam as áreas
produtivas do Estado e que isso gera benefícios tanto para a população indígena quanto para os não-índios

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.