VOLTAR

Délia garante ações nas aldeias com participação de todas etnias

O Progresso- http://www.progresso.com.br
05 de Jan de 2017

A prefeita Délia Razuk recebeu ontem um grupo de lideranças indígenas e garantiu que as ações da Prefeitura devem atingir todas as aldeias, com a participação de lideranças das etnias guarani, kaiowa e terena.

Durante o encontro que contou com as presenças do secretário Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios, a prefeita anunciou a criação de uma Feira Indígena que deverá acontecer uma vez por semana nas tendas do Parque dos Ipês onde já acontece todas às terças-feiras a Feira de Produtos Orgânicas da Agricultura Familiar.

Participaram da reunião o advogado terena Wilson Mattos, coordenador regional do Observatório dos Direitos Indígenas (Odin); a professora Edna Souza, filha do líder Guarani Marçal Tupã-Y e integrante da Incomindios (Rede Internacional de Defesa dos Direitos dos Índios e outras etnias) sediada na Holanda; os professores indígenas Cesar Fernandes e Maximino Rodrigues.

Délia falou com as lideranças indígenas sobre a atuação da Coordenadoria Municipal de Assuntos Indígenas (CMAI) e as ações que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos. A prefeitura garantiu prioridade no atendimento às necessidades da população indígena de Dourados que supera 15 mil pessoas.

"Vamos organizar as ações no âmbito de todas as secretarias contemplando todas as etnias", enfatizou a prefeita ao lembrar que Dourados foi a única cidade do Brasil a ter um índio participando da Comissão de Transição numa clara demonstração do respeito que sua administração tem por todas as etnias.

"Quero ouvir mais a comunidade indígena", garantiu Délia ao ressaltar a forte presença da Secretaria de Agricultura Familiar nas aldeias de Dourados e de lembrar o compromisso que o secretario Landmark Rios tem com esta comunidade.

Délia e Landmark afirmaram que é muito grande a produção de alimentos na Reserva Indígena graças a qualidade do solo. "Vamos trabalhar na geração de renda nas aldeias tendo como base a comercialização dos produtores agrícolas", enfatizou a prefeita.

Délia lembrou as lideranças indígenas que foi no período em que esteve à frente da Prefeitura como interina que os índios passaram a ter o direito de eleger os diretores das escolas das aldeias. "Esta é conquista da comunidade que agora é contemplada com a contratação dos professores de todas as etnias aprovados em concurso público", finalizou.

http://www.progresso.com.br/dia-a-dia/delia-garante-acoes-nas-aldeias-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.